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Análise de mercado: entenda o funcionamento dessa etapa de M&A!

Um processo de M&A — ou fusões e aquisições — envolve diversas etapas importantes até ser concretizado. Uma das principais fases diz respeito à análise de mercado.


Por meio dessa avaliação, é possível realizar um planejamento muito mais adequado e estruturado, levando a melhores decisões. Assim, com um bom estudo de mercado, empresas podem fazer um alinhamento mais estratégico, identificar oportunidades e riscos, e mais.


Portanto, se você está envolvido em uma operação de M&A, continue acompanhando o artigo. Entenda o funcionamento e a importância da análise de mercado nesse processo!


O que é análise de mercado?


A análise de mercado, comumente conhecida como mapeamento de mercado, é um processo crucial para a fusão e aquisição de empresas. Na prática, ela consiste na coleta, interpretação e avaliação de dados e informações relevantes sobre um setor.


Dessa forma, é possível compreender melhor quais são suas demandas, oportunidades e tendências. Também é possível observar quais são seus riscos e desafios, entre outras questões.


Qual a importância dessa análise em um processo de M&A?


Após conhecer o conceito de análise de mercado, é válido entender por que esse processo é tão importante em uma operação de M&A. O primeiro ponto é que um estudo de mercado completo e preciso permite compreender de maneira clara e atualizada as principais características de um setor.


Desse modo, é possível ter uma visão mais objetiva e realista sobre ele, possibilitando decisões mais embasadas, estratégicas e direcionadas. Por meio de um mapeamento de mercado, empresas conseguem aprofundar seus conhecimentos sobre o público-alvo — incluindo suas dores, preferências e necessidades —, a concorrência e outros fatores.


Além disso, com a análise de mercado, é possível entender o momento presente de um setor e o seu futuro. Como resultado, empresas têm a possibilidade de fazer avaliações e projeções que ajudem a identificar os limites para uma transação.


Essa questão é particularmente importante, pois os mercados estão cada vez mais dinâmicos — todos os anos surgem mudanças e novidades que impactam diversos setores. Logo, estar ciente e atualizado permite adaptações e um preparo mais apropriado.


Ainda, vale ressaltar que a análise de mercado é um processo relevante em uma operação de M&A por fornecer informações essenciais para avaliar o valor de uma empresa-alvo. Por exemplo, o  estudo contribuir para entender questões, como:


  • posição competitiva de uma companhia no mercado;

  • sua participação de mercado;

  • seus diferenciais competitivos;

  • seu potencial de crescimento;

  • seus riscos e desafios;

  • dinâmica do setor em que ela atua.


Como consequência, esses fatores ajudam empresas compradoras a determinar um preço justo para a transação.


Como funciona a análise de mercado em um processo de M&A?


Conforme você acompanhou, a análise de mercado é importante em um processo de M&A por diversos motivos. Mas como ela funciona?


A seguir, conheça as principais etapas!


Identificação de oportunidades


Normalmente, a análise de mercado em um processo de M&A começa com a identificação de oportunidades para as empresas envolvidas na transação. Afinal, o negócio deve ser benéfico para ambas as partes.


Para tanto, são avaliados aspectos, como:


  • tendências do setor;

  • oportunidades de crescimento;

  • lacunas no mercado;

  • áreas em que as empresas podem se complementar ou expandir.


Avaliação da empresa-alvo


A análise de mercado também é utilizada para avaliar a posição da empresa-alvo no seu setor de atuação. Para tanto, além de examinar sua participação, são verificadas questões como a sua situação financeira, competitividade e presença geográfica.


Esses pontos ajudam a compreender se a fusão ou a aquisição de determinada empresa faz sentido. Inclusive, a análise possibilita avaliar em qual estágio do ciclo de vida do produto ou serviço a empresa-alvo está.


Como consequência, é possível obter insights sobre seu potencial de crescimento e os desafios que ela pode enfrentar. Essas questões influenciam, por exemplo, as estratégias de investimento e a avaliação do valor da empresa.


Análise da concorrência


Uma parte fundamental da análise de mercado em um processo de M&A é entender o cenário competitivo da empresa-alvo. Por esse motivo, são feitas avaliações específicas a respeito dos concorrentes diretos e indiretos da companhia.


Incluem-se, por exemplo, as estratégias adotadas pelas empresas concorrentes, os seus pontos fortes e fracos. Portanto, a medida proporciona um panorama mais claro referente à competitividade do mercado, embasando a tomada de decisão.


Avaliação de tendências


A análise de mercado em um processo de M&A envolve a avaliação de tendências. Com isso, é possível projetar o desempenho futuro da empresa e sua capacidade de crescimento a médio e longo prazo.


Alguns exemplos de tendências são:


  • mudanças na demanda do consumidor;

  • avanços tecnológicos;

  • alterações regulatórias;

  • dinâmicas macroeconômicas.


Identificação de sinergias


Uma das principais razões para a realização de operações de fusões e aquisições diz respeito à busca por parcerias que possam criar valor adicional para as partes envolvidas. Nesse contexto, a análise de mercado desempenha um papel preponderante na identificação de sinergias.


Afinal, ele permite identificar oportunidades diversas ao somar forças das empresas envolvidas. Alguns benefícios que podem ser conquistados nesse contexto são a redução de custos, o aumento da eficiência operacional, a possibilidade de acessar novos mercados etc.


Avaliação de riscos


A análise de mercado também visa avaliar os riscos associados à transação. O trabalho envolve a avaliação de fatores externos — como volatilidade econômica, mudanças regulatórias e riscos geopolíticos — e fatores internos, a exemplo de questões operacionais e problemas de governança corporativa.


Essa avaliação, além de ajudar a mitigar os riscos, tende a potencializar o sucesso da operação. Tenha em mente que, quanto antes as ameaças são identificadas, mais cedo é possível trabalhar em ações e estratégias para que elas não gerem problemas.


Elaboração de relatórios e recomendações


Por fim, com base na análise de mercado, são elaborados relatórios detalhados que destacam os principais aspectos avaliados, incluindo conclusões e recomendações. Dessa forma, a gestão tem base para decidir e agir estrategicamente em uma transação de fusão ou aquisição de empresas.


 

Como visto, a análise de mercado em um processo de M&A é uma etapa que não deve ser negligenciada. Portanto, aproveite os insights e informações relevantes deste conteúdo para avaliar de maneira mais clara e adequada o potencial de sucesso de uma transação envolvendo duas ou mais companhias.


Precisa de suporte para fazer uma análise de mercado eficiente no processo de M&A? Entre em contato conosco e saiba mais sobre nosso trabalho!

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