Para se destacar no mercado, uma empresa precisa monitorar e avaliar seu desempenho continuamente. Nas finanças corporativas, um indicador que contribui para esse tipo de leitura é o market share.
Por meio dele, o empresário consegue avaliar a participação do seu negócio no mercado em relação aos concorrentes. A informação permite elaborar estratégias capazes de manter a empresa competitiva, podendo ser usada inclusive para considerar fazer fusões e aquisições.
Quer entender melhor a relação do market share com os processos de fusões e aquisições? Leia este post e descubra!
O que é o market share?
Em tradução para o português, market share significa participação de mercado. Como o nome indica, trata-se de uma métrica financeira que mostra o nível de participação de uma empresa no mercado em que ela está inserida.

O indicador é importante para avaliar como uma companhia se sai em relação aos concorrentes em determinado setor. Com a sua leitura, as empresas conseguem alocar seus recursos de forma mais eficiente, identificar tendências e responder rapidamente às estratégias da concorrência.
Ainda que um market share elevado possa sugerir êxito, as companhias devem ponderar igualmente sobre a rentabilidade e viabilidade do negócio a longo prazo. Afinal, ele não traz quanto a empresa está lucrando no seu segmento, mas sim, o percentual de penetração dos seus produtos no mercado.
Como o market share funciona?
Depois de compreender o conceito de market share, é pertinente conferir como o indicador funciona. Em geral, existem dois principais tipos de market share.
Entenda como eles funcionam:
valor: é o tipo que se embasa no faturamento da companhia, considerando o valor das receitas resultante das vendas;
volume: já nessa modalidade, considera-se o volume total de vendas dentro da área de atuação, para determinar o percentual de participação da empresa avaliada.
Definir o market share demanda selecionar um intervalo de tempo específico para a análise, como um trimestre, semestre ou ano. Após esse passo, colete informações referentes ao valor ou volume total de vendas alcançado durante o período.
Em seguida, busque o valor ou volume total de vendas realizadas por todo o setor no mesmo intervalo. Os dados permitem calcular a participação de mercado da empresa comparando suas vendas com as do segmento.
O cálculo do market share é feito a partir da divisão do valor (ou volume) das vendas pelo valor (ou volume) total movimentado no mercado. O resultado obtido deve ser multiplicado por 100, para chegar a um percentual.
Veja a fórmula:
Market share = x 100
Para entender melhor o cálculo, confira um exemplo prático!
Exemplo
Imagine que você tenha uma empresa inovadora que atua na produção de microchips e, em um ano, tenha vendido 5.000 unidades a R$ 130 cada. Agora suponha que, no mesmo período, o mercado gire R$ 6.500.000 em vendas, sendo comercializados cerca de 30.000 microchips no ano.
Confira como fica a conta do market share de valor:
Market share de valor = x 100
MS = x 100
MS = 100
MS = 10%
Agora, veja o cálculo do market share de volume:
Market share de volume = x 100
MS = 100
MS = 17%
Os resultados refletem a participação que sua companhia tem no setor e a penetração de seus produtos no mercado. Com as informações, a empresa pode tomar decisões estratégicas para aumentar sua posição, superar a concorrência e fazer promoções, entre outras.
Qual é a relação do market share com as fusões e aquisições?
Agora que você sabe calcular o market share da sua empresa, chegou o momento de conferir qual é a relação do indicador com as fusões e aquisições. Também conhecidas como M&A (mergers and acquisitions), elas são elementos bastante conhecidos no universo empresarial.
As operações envolvem a compra ou combinação de duas empresas (ou mais), buscando resultar na criação de uma companhia maior e mais competitiva. Logo, essas são estratégias capazes de aumentar o market share do seu negócio.
Entenda como M&A e market share se relacionam!
Redução da concorrência
Ao comprar ou se juntar a uma empresa rival, a sua companhia pode diminuir a concorrência e até eliminar um grande competidor ao incorporá-lo ao seu negócio. Ou seja, você consegue fortalecer a sua dominância no setor e expandir o seu market share de maneira instantânea.
A estratégia é capaz de trazer uma eficiência operacional maior e uma oferta de produtos ou serviços mais robusta. Como resultado, ela possibilita beneficiar o negócio e consolidar a empresa em termos de escala e influência no mercado.
Mas vale ressaltar que essas operações precisam de aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). O órgão é responsável por garantir que não haja prejuízo da livre concorrência no Brasil.
Sinergias operacionais
As fusões e aquisições permitem alcançar sinergias operacionais entre as companhias envolvidas, podendo aprimorar a eficiência operacional e diminuir as despesas. A razão é que elas conseguem trocar experiências, tecnologias, conhecimentos, entre outros ativos.
A integração estratégica tem potencial para fortalecer a presença do empreendimento no mercado, à medida que as empresas combinam suas forças para otimizar suas operações. Assim, as chances de o seu negócio crescer e se destacar no segmento de atuação aumentam.
Diversificação do portfólio empresarial
Além da possibilidade de somar forças com outras empresas, o M&A permite que as companhias reúnam seus portfólios e sua base de clientes. O processo amplia as suas fontes de receita e facilita o seu ingresso em novos mercados.
A abordagem não apenas oferece chances de atrair mais clientes como fortalece a posição da sua empresa no mercado. Ao proporcionar uma experiência mais completa e integrada ao consumidor, o seu negócio tende a se tornar mais resistente a flutuações econômicas e concorrenciais.
De toda forma, caso você queira comprar ou fundir a sua empresa com um concorrente ou até mesmo vende-la, é importante buscar uma consultoria qualificada. Esse é o caso da Galapos, uma das maiores empresas independentes do Brasil, com vasta experiência em M&A.
Ao chegar até aqui, você aprendeu o que é market share, a forma de calculá-lo e como ele pode ajudar uma empresa a agir de maneira estratégica. Caso você queira aumentar a sua participação no mercado, vale considerar a realização de fusões e aquisições, para unir forças com outros negócios e crescer em conjunto.
Você quer entender melhor como funciona um processo de M&A? Confira o nosso artigo que mostra o propósito da carta de intenção nesse tipo de operação.
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